O lúdico tem um papel importante na aprendizagem dos discentes!!!!! Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira.
A sugestão de atividade a seguir costuma entusiasmar e agradar muito a garotada.
Os professores muitas vezes se acomodam e não buscam atividades mais movimentadas, permanecem no exercício repetitivo de cópia e livro didático. Sugiro que façam uma experiência e ousem dinamizar. Garanto que suas aulas nunca mais serão as mesmas!
O processo ensino-aprendizagem necessita de prazer e entusiasmo.
Como jogar:
Os alunos devem ficar posicionados na quadra como no jogo de queimada tradicional. Cada um trará no peito e nas costas uma ficha de identificação.
verbo - substantivo - adjetivo - artigo - locução adjetiva - numeral
A professora lê uma frase e pergunta qual é a classe de uma das palavras da frase ditada.
Os elementos das duas equipes terão que tentar "queimar" o aluno da equipe adversária que traz a classe da palavra solicitada pregada no peito e nas costas.
A equipe que conseguir queimar primeiro o aluno correto marcará ponto.
Após jogar várias vezes, no retorno para sala de aula, repetir o exercício por escrito e propor que registrem suas opiniões, críticas e avaliações referentes a atividade realizada.
Disponível em: http://www.paixaodeeducar2.blogspot.com.br/2009/07/queimada-gramatical.html
2 - JOGO DA COESÃO E COERÊNCIA
> ORGANIZAÇÃO DA CLASSE
– Posicionar a turma em circulo.
> CAPACIDADES A SEREM TRABALHADAS
– Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras;
– Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase.
– Posicionar a turma em circulo.
> CAPACIDADES A SEREM TRABALHADAS
– Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras;
– Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase.
> MATERIAL
– Quatro cubos com seis palavras cada (para cada cubo seis embalagens tetra pak de leite);
– Fita adesiva larga;
– Fita adesiva colorida;
– Palavras impressas (cubo 1- artigos e pronomes, cubo 2 – substantivos, cubo 3 – verbo de ligação, cubo 4 – adjetivos).
> DESENVOLVIMENTO
– Posicionar a turma em círculo
-Escolher em cada momento quatro alunos para jogarem os dados simultaneamente
– Ler com eles as palavras sorteadas
– Questioná-los sobre como ordená-las para formar uma frase
– Permitir que variem os vocábulos em gênero, número e grau
– Após a estruturação de cada frase, outro grupo deverá jogar os cubos novamente, o que deve acontecer respeitando-se o nível de envolvimento e a necessidade da turma.
– Combinar com os alunos o número de frases das que foram estruturadas durante a atividade e que vão registrar em seus cadernos, cada aluno escolherá a frase de sua preferência.
Disponível em: https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/
3- Localize a informação no texto
a) O Professor solicita a um aluno que fale,
sem consultar o texto lido, uma ideia ou informação que tenha considerado
significativa;
b) O Professor solicita a outro aluno que,
consultando o texto, escolha e leia o trecho que, na sua opinião, melhor
expresse (de maneira mais clara e direta) a ideia ou informação apresentada
pelo colega.
Observações;
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com a
solicitação de uma nova idéia ou informação;
2a) Professor e alunos poderão comentar a
experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções
pessoais.
Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/20035174/dinamicas-de-leitura
Visitando seu blog... atividades interessantes!
ResponderExcluirAmei muito rico o material
ResponderExcluir